Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Blog da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras

As últimas notícias sobre o Lar de Nossa Senhora da Misericórdia, Clínica Domus Misericordiae, ERPI, Creche, Jardim de Infância, CATL, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário

O Blog da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras

As últimas notícias sobre o Lar de Nossa Senhora da Misericórdia, Clínica Domus Misericordiae, ERPI, Creche, Jardim de Infância, CATL, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário

O Jornal Badaladas, na sua edição de 2 de Agosto, escreve sobre o Aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras

a1.jpeg

Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras rumo aos 500 anos de existência

santaCasa.jpg

A Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras assinalou no passado dia 26 de julho o seu 498º aniversário. O ponto alto das comemorações foi a celebração de uma Eucaristia de ação de graças pela vida e obra da instituição, na igreja da Misericórdia. 

 

Durante a cerimónia, presidida pelo cónego Daniel Henriques e concelebrada pelo Pe José Manuel, foram recordados e homenageados todos os membros dos corpos sociais, colaboradores, utentes e voluntários que passaram pela instituição.
 

Muitos foram aqueles que quiseram marcar presença nas comemorações, entre eles Ana Umbelino, vereadora da Câmara Municipal, e o deputado da Assembleia da República Duarte Pacheco. Durante a homilia, o cónego Daniel Henriques salientou a importância do trabalho da Santa Casa, “atenta ao cumprimento das obras de misericórdia e às palavras de Deus”, disse, dando graças pela longa história daquela Misericórdia, que já está a mobilizar-se para as comemorações dos seus 500 anos.


“Muitos passos se deram desde a criação desta instituição, tudo se transformou”, sublinhou Vasco Fernandes. O provedor recordou o caminho percorrido pela Santa Casa, nem sempre fácil, desde a criação do primeiro hospital até à sua nacionalização, “numa altura em que ficámos sem rumo, sem obras sociais”, até à inauguração mais recente, em 2011, do edifício Domus Misericordiae, no Sarge. Ali funcionam as residências geriátricas e a clínica Domus, um espaço dedicado à saúde e ao bem-estar, com serviço de fisioterapia, consultas de especialidade, atividades em meio aquático e aulas de grupo, entre outros projetos.
 

Fundada por Dom Manuel I a 26 de julho de 1520, a Santa Casa torriense tem atualmente em funcionamento creche, pré-escolar, centro de atividades e tempos livres, centro de dia, lar, serviço de apoio domiciliário, residências geriátricas, cantina social, banco alimentar, loja social, entre outros.

 

Como instituição particular de solidariedade social, procura dar respostas aos problemas sociais de hoje no âmbito da infância, idosos, comunidade e saúde, prestando apoio a mais de 1.300 pessoas, com 130 colaboradores.

 

A dois anos de celebrar os 500 anos, mantém-se comprometida com os valores de misericórdia que presidiram à sua fundação e continua a caminhar nesse sentido.
 

Vasco Fernandes deu nota da inauguração do novo lar no Ameal, com capacidade para 35 camas, prevista para janeiro do próximo ano. A instituição tem ainda a decorrer um projeto de recuperação e informatização do seu arquivo e aposta na formação e qualificação dos seus colaboradores.


Aproveitando a ocasião, Vasco Fernandes lançou o desafio para a formação de uma comissão executiva e de honra para as comemorações dos 500 anos da Santa Casa, e para o lançamento de um programa comemorativo em parceria com a Câmara Municipal.


O coro masculino da Escola de Música Luís Maldonado Rodrigues e o organista Daniel Oliveira acompanharam a celebração e, no final, houve um concerto de órgão. As comemorações terminaram com um lanche convívio.

 

 

Jornal Badaladas, Edição de 2 de Agosto