Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Blog da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras

As últimas notícias sobre o Lar de Nossa Senhora da Misericórdia, Clínica Domus Misericordiae, ERPI, Creche, Jardim de Infância, CATL, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário

O Blog da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras

As últimas notícias sobre o Lar de Nossa Senhora da Misericórdia, Clínica Domus Misericordiae, ERPI, Creche, Jardim de Infância, CATL, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário

O Jornal Badaladas na edição de 19 de dezembro dá notícia da Tomada de Posse dos Orgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras

miser.jpg

Teve lugar no passado domingo, dia 14, a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras para o triénio 2015/2017.


A tomada de posse realizou-se na igreja da Misericórdia, onde Vasco Fernandes foi reconduzido no cargo de provedor ã frente de uma equipa que se caracteriza pela experiência e pela novidade. Ao todo, são 18 os elementos que compõem os órgãos sociais da Santa Casa e cerca de metade são novos, a maioria na mesa administrativa.


A lista eleita em novembro ficou assim constituída: assembleia geral - Luís António C. Lopes Rodrigues (presidente), António Ferreira Nunes e Jacinto Franco Leandro. Mesa administrativa - Vasco Fernandes (provedor), José Elias Esteves, João Isidro Rodrigues Martins, António Martins Bento, Paulo Jorge da Silva Inácio Gomes, João António Flores Nunes da Cunha, Vítor Manuel Domingos Rodrigues, Judite Maria Roque Silva Duarte, Margarida Maria Antunes Ferreira Rosado, Rui Afonso Sousa Nunes Castelo. Conselho fiscal - Celestino Romualdo Duarte (presidente), Vasco Luís C. Lopes Rodrigues, João Manuel Simões Dias Perdigão, João Manuel Mendes de Oliveira, Guilherme Augusto Alves Ferreira.


Durante a sua intervenção, Vasco Fernandes afirmou que pretende dar continuidade às diversas atividades da instituição, prosseguindo a sua missão ao serviço da comunidade torriense. Deixou palavras de apreço a todos os 120 funcionários da casa, que considera "o rosto da Santa Casa", ao núcleo de voluntários e a todos os irmãos que deixaram os órgãos sociais, dos quais faziam parte há mais de 20 anos. Uma palavra especial dirigida a Manuel Rosado, o elemento mais antigo e que saiu após 40 anos ao serviço da Santa Casa.


O provedor fez também alusão aos novos projetos que irão ser desenvolvidos pela instituição durante o próximo mandado, nomeadamente a conclusão da construção do centro de acolhimento temporário de crianças em risco, que já tem protocolo aprovado com a Segurança Social.


A obra foi iniciada há 17 anos pela entretanto extinta Associação Não à Indiferença e é agora a Santa Casa que dará continuidade ao projeto, com capacidade para 20 crianças, cinco das quais em berçário, dos zero aos 12 anos.


A Santa Casa irá também apresentar uma candidatura no âmbito do novo Quadro Comunitário de Apoio para um projeto na área dos cuidados continuados em fusão com o lar e que está na gaveta há sete anos, por falta de financiamento.


Sobre a eventual devolução da gestão do Centro Hospital de Torres Vedras por parte do Estado à Misericórdia, Vasco Fernandes considera que "o de Torres não deverá constar na lista dos hospitais a negociar para o ano. Provavelmente só em 2017 ou 2018 é que seremos chamados a negociar", afirmou.


Vasco Fernandes considera que "no caso dos hospitais já negociados as misericórdias não ficaram prejudicadas", mas deixou antever que as negociações em Torres Vedras não serão fáceis. Um dos critérios definidos pelo Estado para a eventual devolução, para além de um entendimento mútuo, passa por uma condição financeira essencial: tem de haver uma redução de encargos para o Estado de pelo menos 25 por cento face àquilo que são os custos atuais. "Tenho dúvidas se isso será possível, serão precisos muitos estudos antes de tomarmos essa responsabilidade" concluiu o provedor.


A tomada de posse foi antecedida pela celebração da Eucaristia do terceiro domingo do Advendo, presidida pelo padre Vítor Melícias e concelebrada pelo padre José Manuel e pelo diácono Domingos Landim, terminando com um concerto de órgão e um Porto d'honra.

 

Jornal Badaladas, edição de 19 de dezembro de 2014

Escrito por Eunice Francisco