Prémio Manuel António da Mota - 2ª Edição
A União Europeia instituiu o ano de 2011 como Ano Europeu do Voluntariado sob o lema "Sê voluntário, faz a diferença".
O Ano Europeu do Voluntariado tem como objectivo principal incentivar e apoiar os esforços desenvolvidos pela comunidade europeia, pelos Estados-Membros e pelas autoridades locais e regionais tendo em vista criar condições na sociedade civil propícias ao voluntariado.
Permitindo ainda dotar as organizações de meios que promovam o voluntariado, promover o reconhecimento e a visibilidade do trabalho voluntário e sensibilizar as pessoas para o valor e a importância do Voluntariado.
Na Europa, 94 milhões de pessoas consagram os seus tempos livres a acções de voluntariado, trabalhando graciosa e desinteressadamente a favor das suas comunidades; 3 em cada 10 europeus fazem voluntariado e 8 em cada 10 acham importante fazê-lo.
Em Portugal, mais de 1 milhão de pessoas estão envolvidas em acções de voluntariado nos domínios da acção, reinserção e solidariedade sociais, saúde, educação, emprego e formação profissional, ciência e cultura, defesa do património, do ambiente e do consumidor, protecção civil, entre outras actividades de interesse social e comunitário.
O Ano Europeu do Voluntariado sucede ao Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social.
O "Prémio Manuel António da Mota", na sua 1ª edição, premiou em 2010 as Instituições Particulares de Solidariedade Social que se distinguiram no combate à pobreza e à exclusão social.
O "Prémio Manuel António da Mota", instituído pela Fundação Manuel António da Mota, irá agora premiar na sua 2ª edição as organizações promotoras de voluntariado que se distingam no desenvolvimento de actividades e projectos inseridas em programas de voluntariado de relevante interesse social e comunitário.
Concorra !
Faça a diferença !
Saiba mais em: http://premiomam.mota-engil.pt/