Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Blog da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras

As últimas notícias sobre o Lar de Nossa Senhora da Misericórdia, Clínica Domus Misericordiae, ERPI, Creche, Jardim de Infância, CATL, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário

O Blog da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras

As últimas notícias sobre o Lar de Nossa Senhora da Misericórdia, Clínica Domus Misericordiae, ERPI, Creche, Jardim de Infância, CATL, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário

Hoje às 16h na Igreja da Misericórdia – Ciclo de Órgão

a1.jpg

Ciclo de Órgão de Torres Vedras chega ao fim com concerto protagonizado por alunos de entidades locais

 

A corrente edição do Ciclo de Órgão de Torres Vedras chega ao fim no próximo dia 7 de janeiro, com uma atuação de alunos do Atelier de Órgão da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras e da Escola de Música Luís António Rodrigues, a qual terá lugar a partir das 16h, na Igreja da Misericórdia.

 

Neste concerto aqueles alunos irão mostrar repertório trabalhado ao longo de 2016 e que será apresentado a solo mas também em contexto de música de câmara. Serão apresentadas peças alusivas ao tempo do Natal, bem como obras de compositores de referência como J.S. Bach, Carlos Seixas, Beno Majer, Johann Pachelbel e Andrea Luchesi.

 

O concerto será comentado por Joaquim Moedas Duarte que realizará uma contextualização histórica do repertório e compositores apresentados.

 

Recorde-se que o Ciclo de Órgão de Torres Vedras tem como ponto de partida o restauro do Órgão Histórico Bento Fontanes, instrumento português do século XVIII, que se encontra na Igreja da Misericórdia de Torres Vedras. Apresentando o instrumento do ponto de vista artístico e dando a conhecer a literatura para órgão desde o século XVI até ao século XIX, este ciclo mostra também o órgão como instrumento acompanhador.

 

Através dos vários timbres produzidos por este instrumento, e da qualidade dos agrupamentos e intérpretes que participam neste ciclo, o mesmo constitui-se como um acontecimento impar na vida cultural de Torres Vedras, querendo por isso mesmo sensibilizar a população para a música de órgão, bem como tornar-se numa marca de referência para o turismo local.

 

Este ciclo tem como diretor artístico Daniel Oliveira, é organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras e conta com a parceria da Associação Cultural Cultur’Canto e dos jornais Voz da Verdade e Badaladas.