Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Blog da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras

As últimas notícias sobre o Lar de Nossa Senhora da Misericórdia, Clínica Domus Misericordiae, ERPI, Creche, Jardim de Infância, CATL, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário

O Blog da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras

As últimas notícias sobre o Lar de Nossa Senhora da Misericórdia, Clínica Domus Misericordiae, ERPI, Creche, Jardim de Infância, CATL, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário

DIA DO ANIMAL

Como o Dia Mundial do Animal decorreu no sábado dia 4 de outubro, na nossa Instituição comemoramo-lo na segunda-feira, 6 de outubro.

 

Iniciamos o dia com a presença de uma voluntária da APA, a D. Ida Milheiro, que nos trouxe a Ginja, uma cadelinha muito doce recentemente acolhida pela Associação de Proteção dos Animais de Torres Vedras. As crianças ouviram a sua história (até aqui não muito feliz), e ficaram a saber que a APA recolhe, esteriliza e trata dos animais em dificuldades por abandono ou vítimas de maus tratos, com objetivo a reintegrá-los numa família que de forma responsável e carinhosa os adote e lhes ofereça as condições de saúde e afeto que eles tanto precisam.

 

Ao longo da semana fomos recebendo a generosa oferta das famílias das nossas crianças que doaram alimentos para cães e gatos (ração, patés...), a quem muito agradecemos.

apa1.png

Pelas 18h30, organizamos uma sessão de esclarecimentos e apresentação do Programa de Terapia Assistida por Cães “Patas na Escola” dirigido pela Psicóloga Emília Salgueiro e com a Treinadora Juliana.

 

A Terapia Assistida por Cães é uma intervenção terapêutica, dirigida por um profissional de saúde e onde o cão é uma componente desse mesmo tratamento, podendo ser trabalhadas cada uma das seguintes áreas: social (ex.: na promoção de uma conduta social ajustada e adequada); cognitiva (ex.: aumentar a atenção/concentração); comportamental (ex.: fomentar a gestão de comportamentos e conflitos); emocional (ex.. autorregulação emocional) e física (ex.: motricidade e consciência do corpo).

apa2.png

Porque sabemos que os animais são promotores de uma relação afetiva saudável e que não devem ser tratados como brinquedos, consideramos que estas iniciativas ajudarão as nossas crianças a ficarem mais sensibilizadas à forma correta como devemos ver e tratar os animais... Estamos abertos a outras iniciativas de solidariedade com a APA, de forma a angariar fundos que possam ser doados a esta Associação, ajudando-a a ajudar os patudos que dela necessitam. Assim, iremos ao longo do ano recolher em todas as salas, papel, cartão, revistas, folhetos que serão recebidos por uma empresa de reciclagem e cujo valor reverterá a favor da APA. Colaborem!