Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Blog da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras

As últimas notícias sobre o Lar de Nossa Senhora da Misericórdia, Clínica Domus Misericordiae, ERPI, Creche, Jardim de Infância, CATL, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário

O Blog da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras

As últimas notícias sobre o Lar de Nossa Senhora da Misericórdia, Clínica Domus Misericordiae, ERPI, Creche, Jardim de Infância, CATL, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário

Misericórdia de Torres Vedras assinala Dia Mundial da Diabetes

Como forma de assinalar o Dia Mundial da Diabetes, no passado dia 15 deste mês teve lugar uma sessão de informação dirigida aos utentes das respostas sociais de lar e centro de dia alargado da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras.

A sessão teve como objectivo dar a conhecer o que é a Diabetes, reforçar a importância de manter uma actividade física regular e optar por uma alimentação saudável e contou com a participação do enfermeiro Hélio Firmino, que explicou a fisio-patologia da Diabetes, referindo que aquela é uma doença crónica que advém de um mau funcionamento do pâncreas que, ao produzir insuficiente insulina, faz com que a glicose (açúcar proveniente dos alimentos) não seja devidamente distribuída pelos órgãos, ficando indevidamente acumulada no sangue.

Por sua vez, dada a importância da actividade física regular para a prevenção e controlo da Diabetes a animadora sócio-cultural Cátia Samora exemplificou alguns dos exercícios que cada um pode autonomamente realizar no seu dia-a-dia, principalmente nos momentos mais sedentários, por exemplo em frente à televisão.

A alimentação saudável é também um estilo de vida que deve ser adoptado na prevenção e no controlo da Diabetes. Desse modo, a dietista Vânia Portela explicou a importância de fazer seis a sete refeições pouco volumosas por dia, reforçando que os cereais integrais, os legumes e a hortaliça e a fruta são alimentos essenciais para o controlo da glicemia, devido ã sua riqueza em fibra alimentar.

Informou ainda que o plano alimentar de um diabético pode incluir todos os alimentos, desde que seja controlado quantitativamente. Por fim, alertou para a importância da ingestão de pelo menos um litro de água por dia, demonstrando em que alturas do dia poderão fazê-lo.

Os utentes demonstraram muito interesse pelos assuntos abordados, participando activamente com questões e partilha das suas experiências.