Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Blog da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras

As últimas notícias sobre o Lar de Nossa Senhora da Misericórdia, Clínica Domus Misericordiae, ERPI, Creche, Jardim de Infância, CATL, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário

O Blog da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras

As últimas notícias sobre o Lar de Nossa Senhora da Misericórdia, Clínica Domus Misericordiae, ERPI, Creche, Jardim de Infância, CATL, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário

A importância da Animação Sociocultural numa Estrutura Residencial para pessoas idosos

Com o aumento da esperança média de vida, temos assistido a uma crescente procura de lares por parte dos idosos, mas também das suas famílias.


Para dar resposta a tais factos, a Animação Sociocultural pode contribuir para o cuidado sua qualidade de vida, sendo um estímulo permanente da pessoa idosa.


A animação destinada a idosos deve ter como objectivo ajudar o idoso a encarar o seu envelhecimento como um processo natural, de forma positiva e adequada, e a reconhecer a necessidade da manutenção das actividades físicas e mentais.


A animação ligada às artes plásticas e à motricidade faz com que os idosos melhorem e mantenham a sua autonomia, e capacidade de movimento. Visto que eles dispõem de muito tempo livre é necessário criar ocupações que dêem resposta aos seus interesses pessoais e
motivacionais.


Assim os programas de Animação Sociocultural devem ser adequados a cada tipo de grupo com que se trabalha estabelecendo-se alguns objectivos gerais e específicos que podem contribuir para uma acentuada melhoria do seu dia-a-dia, onde podem ser desenvolvidos diversos tipos de actividades, como por exemplo, exercício físico ligeiro, leitura de contos e poemas, visionamento de filmes, ateliers, passeios ao ar livre, visitas a museus, jogos, etc.


Ao longo dos tempos surgiram vários conceitos de Animação, mas todos com alguns pontos em comum, tal como o facto de ter uma função social, cultural ou de estimular à participação.


O animador tem um importante papel social a desempenhar, pois a sua função é estabilizar o funcionamento das relações entre indivíduos, assim como entre os indivíduos e a sociedade, e ainda procurar um acesso à cultura para os indivíduos que não têm por hábito comunicar com os objectos ou coisas, trabalhando ao nível da criação e formação.

 

Escrito por: animadora Cátia Samora