Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Blog da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras

As últimas notícias sobre o Lar de Nossa Senhora da Misericórdia, Clínica Domus Misericordiae, ERPI, Creche, Jardim de Infância, CATL, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário

O Blog da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras

As últimas notícias sobre o Lar de Nossa Senhora da Misericórdia, Clínica Domus Misericordiae, ERPI, Creche, Jardim de Infância, CATL, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário

O Jornal Badaladas, na sua edição de 1 de Fevereiro, escreve sobre a Misericórdia de Torres Vedras

 

Misericórdia de Torres Vedras em atividade

No passado mês de dezembro a Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras promoveu as seguintes iniciativas: confraternização de Natal da “Família Misericórdia” (órgãos sociais, funcionários, prestadores de serviços e voluntários); festa de Natal da creche e pré-escolar; parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa; distribuição de cabazes de Natal; festa de Natal dos idosos.


A mesa administrativa promoveu no dia 12 o jantar de Natal de todos aqueles que com o seu esforço formam o corpo dessa instituição. Funcionários, prestadores de serviços, voluntários e corpos sociais são no seu conjunto uma "grande e unida família" que faz da sua vida uma dádiva em prol do outro.


No dia 15 aconteceu a festa dos mais pequenos, as respostas sociais de creche e pré--escolar estiveram presentes no salão de festas dos bombeiros para assistir a um espetáculo de pais e educadores em conjunto com os funcionários da instituição, numa demonstração de "disponibilidade e amor" para com os seus filhos.


Entretanto, a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) efetuou no fim-de-semana de 15 e 16 um peditório a favor daqueles que, infelizmente, atravessam graves situações económicas no momento. A Santa Casa da Misericórdia e a delegação de Torres Vedras da CVP uniram-se na quadra natalícia, revertendo o peditório para a instituição, que o distribuiu depois nos cabazes de Natal e nas dádivas mensais que faz às famílias que a ela recorrem pedindo ajuda.


No dia 19, data da distribuição de cabazes de Natal pelas famílias necessitadas do concelho, como vem sendo hábito, os 300 cabazes com os produtos elementares para a consoada (bacalhau, frango, azeite e outros bens alimentares) foram distribuídos nas instalações próprias e pelas juntas de freguesia do concelho, para que aqueles que vivem mais distantes fossem de igual forma contemplados com esses bens de primeira necessidade.

 

No dia 20 viveu-se mais uma festa, os idosos confraternizaram num almoco-convívio seguindo-se uma tarde animada com cantares por um grupo de voluntários, atuação dos mais novos da instituição (creche e pré--escolar), entre outros, onde se procurou dar alegria, amor e um riso de esperança àqueles que os anos da vida deu rugas de sabedoria.


No decurso das realizações do mês na instituição inseriram-se ainda a cantina social, que serve 80 refeições diárias, e o banco alimentar contra a fome, parceria que proporciona mensalmente uma ajuda alimentar a muitas famílias do concelho que, por circunstâncias da atual conjuntura, viram-se privadas dos seus meios naturais de sobrevivência.


A todos a Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras agradece.

 

VASCO FERNANDES
[ Provedor]